Passagem do transporte municipal segue no valor atual, beneficiando cerca de 250 mil passageiros por dia
Foto: Gabriel Inamine/PMSBC
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, anunciou nesta quarta-feira (30/12) que a tarifa do transporte público municipal não sofrerá qualquer reajuste para o ano de 2021. A confirmação do congelamento da tarifa é resposta à crise econômica enfrentada em todo o País, ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus. Desta forma, a passagem do transporte municipal, operado pela empresa BR7, segue no valor atual, beneficiando cerca de 250 mil passageiros por dia.
O congelamento da tarifa não afetará o serviço de transporte coletivo municipal, hoje composto por frota de 423 veículos, que operam 68 linhas municipais. Todos os carros seguem sendo higienizados ao final de cada viagem, como forma de conter a disseminação do vírus.
De acordo com o chefe do Executivo, a medida visa minimizar os impactos financeiros junto à população mais afetada pela crise sanitária. ”O Brasil voltou a ter um dos piores indicativos de desemprego, com 14 mil pessoas fora do mercado de trabalho. Esperamos por uma política econômica mais eficaz, mas não podemos ficar de braços cruzados diante desta triste realidade. Felizmente, nosso trabalho tem mostrado resultados”, destacou Morando.
Segundo dados do Caged, foram criados 3.640 postos de trabalho na cidade em novembro, fazendo com que o município se consolidasse como o que mais gerou vagas na região pelo segundo mês consecutivo. Conforme o Ministério da Economia, a cada três postos de trabalho abertos na região no mês, um foi criado em São Bernardo.
INVESTIMENTOS – A partir de 2017, a Administração promoveu grande investimento na melhoria do transporte público municipal, por meio da entrega de 105 novos veículos, equipados com itens de acessibilidade, conexão wi-fi, ar-condicionado, tomadas USB, TV a bordo e nova comunicação visual. No período foram reformados ainda 1.276 abrigos das paradas de ônibus da cidade, incluindo, a instalação de nova iluminação.
O setor de mobilidade urbana também tem recebido série de investimentos, com a entrega de pacote de novos corredores exclusivos de ônibus, terminal Grande Alvarenga e quatro viadutos (Mamãe Clory, Castelo Branco, José Gomes da Silva e Tereza Delta).