Ação aconteceu na Praça Jaguamitanga, no último domingo, dia 24 de novembro.
Texto e foto: Assessoria Itaim Paulista
O programa “Rua da Gente” animou os fins de semana do Itaim Paulista e da Vila Curuçá ao longo de outubro. Para relembrar os bons momentos, a Praça Jaguamitanga, conhecida como Praça do Shinquichi, localizada na Vila Curuçá, recebeu novamente o projeto. Atividades culturais, lúdicas, esportivas e recreativas agitaram quem passou pelo local, no último domingo, dia 24.
O programa, promovido pelas Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Cultura e Relações Sociais, com o apoio da Subprefeitura Itaim Paulista, familiariza o espaço público e estimula o mundo imaginário das crianças com brincadeiras de rua, recordando os velhos tempos.
O subprefeito, Gilmar Souza Santos, relembra outra finalidade do projeto: aproximar o poder público do extremo da cidade. “A Prefeitura de São Paulo, através do ‘Rua da Gente’, leva entretenimento, cultura, esporte e lazer a quem não tem. Desta forma, fortalece o trabalho de inclusão social e valorização das pessoas”.
Cultura e recreação ganham notoriedade no programa. “Às vezes, a cultura se torna de difícil acesso para a população aqui do Itaim. E, quando chegam atividades como teatro, circo e afins, são pagas. Este projeto, assim como outros da Prefeitura, proporciona interação de forma gratuita e, o melhor, na porta de casa”, ressalta Aline Lima, supervisora de cultura da Subprefeitura.
Atividades esportivas também têm destaque no Rua da Gente. “Pessoas de diversas idades se exercitaram e curtiram a diversidade da programação. Esta ação permite quem não tem condição de pagar aula de zumba, ginástica, street dance, praticá-las gratuitamente”, destaca Felipe Dias, supervisor de Esporte.
Sobre o Rua da Gente
Lançado em setembro deste ano pela Prefeitura de São Paulo, através das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Cultura e Relações Sociais, o programa tem objetivo de estimular a ocupação do espaço público com atividades esportivas e brincadeiras gratuitas, sempre aos sábados e domingos, em diversas ruas da capital. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa contará com investimentos de R$ 2,5 milhões em 2019 e faz parte do Plano de Metas 2019-2020 da cidade.
Além disso, proporciona a integração das famílias, o direito de brincar, com práticas esportivas que trabalhem o corpo e a mente, além de atrações culturais. Para atender uma grande quantidade de público, em variadas faixas-etárias, as atividades foram dividas em quatro polos:
Práticas esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal e lutas;
Corporais: alongamentos, exercícios funcionais, crossfit e street dance;
Lazer: brincadeiras tradicionais e contemporâneas, gincanas e oficinas de artesanato;
Integrativas e complementares: práticas terapêuticas, danças e meditação.