No estado de São Paulo, a biometria no título eleitoral é obrigatória para eleitores habilitados de 479 municípios. Em 16 destes, os moradores terão até o dia 30 de agosto para completar o processo. Caso o prazo não seja respeitado, os cidadãos que não cadastrarem a digital terão o título de eleitor cancelado.
Além de não poder votar, quem perder o prazo poderá ter impedimentos quanto a atos que exijam a quitação eleitoral, como: obtenção de passaporte e empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo. Águas de Lindóia, Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Barão de Antonina, Eldorado, Emilianópolis, Fernão, Gália, Garça, Iporanga, Itaporanga, Lindóia, Lupércio, Presidente Bernardes, Riversul e Serra Negra são as cidades em que o prazo se encerra em menos de duas semanas. Nestes municípios, haverá plantão neste final de semana (24 e 25 de agosto).
Os habitantes com obrigatoriedade do cadastramento da digital poderão utilizar posto de biometria no centro da capital paulista, que está apto a atender os eleitores de todo o estado. Localizado na Rua Dr. Falcão Filho, 121, o posto funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Documentos necessários
Para se cadastrar, o eleitor deve agendar dia e hora do atendimento no site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral). Um documento de identificação original (RG, Certidão de Nascimento, Passaporte) e um comprovante de residência recente são exigidos para o processo. Caso já tenha o título, o cidadão deve levá-lo.
Para o primeiro título, os homens entre 18 e 45 anos trazem também o comprovante de quitação com o serviço militar.
Cadastro até o fim de 2019
Válida desde janeiro deste ano, a tecnologia só poderá ser feita até o final de 2019 nestas cidades em que a biometria é obrigatória para a manutenção do título eleitoral. Em alguns casos, o número de eleitores com biometria não chega a 40% do valor total, de acordo com dados do TRE-SP.
É o caso de Taboão da Serra, que possui 82.730 cidadãos cadastrados com a tecnologia (o que equivale à 39,82% do eleitorado no município). Moradores do local terão até o dia 19 de dezembro (prazo mais longevo entre deste ano para regularizarem sua situação. São Caetano tem 53,38% do seu eleitorado com biometria.
Fonte: R7
Foto: Rogério Gomes/Brazil Photo Press/Folhapress