Vereador de Osasco e presidente municipal do PSDB, De Paula, em conjunto com o também tucano Didi, apresentou à Câmara Municipal moção de esclarecimento em que manifesta sua posição contrária ao aumento de cadeiras na Casa para a próxima legislatura. Atualmente, o legislativo osasquense é composto por 21 vereadores, mas de acordo com o artigo 29 da Constituição Federal, municípios com população entre 600 mil a 750 mil habitantes podem ter até 27 parlamentares. Para De Paula, o número é excessivo. O parlamentar argumenta que no atual cenário de crise econômica e política, é preciso ter “responsabilidade”.
Autor da moção, De Paula explica que preferiu se adiantar ao tema antes que ele fosse levado à discussão em plenário. Na legislatura passada, partidos novos e sem representação na Câmara pressionaram os vereadores a aumentar o número de cadeiras na Casa, cenário que deve se repetir em 2019. Para o tucano, a proposta, se levada à discussão, tem que ser rejeitada. A posição, segundo ele, representa também o PSDB.
“Desde a legislatura passada o partido tem tomado um posicionamento firme, demonstrando preocupação com a quantidade, pois a prioridade, de fato, é a qualidade dos serviços púbicos”, diz o tucano. “Vivemos momentos que exigem responsabilidade da classe politica, pois a população está atenta e nos cobra um posicionamento equilibrado, ético, moral e responsável”, completou.
Para De Paula, embora a Constituição permita a ampliação das cadeiras na Câmara de Osasco, o momento requer diminuição e controle de gastos. “O país passa por uma crise muito grande e todos nós temos que servir de exemplo. É hora de fecharmos a torneira, controlar gastos e manter o legislativo com 21 vereadores é essencial para que a Casa mantenha as contas equilibradas”, afirma o parlamentar.
Em sua moção, De Paula ainda rebate a afirmação de que 21 vereadores são insuficientes para atender todo o município, justificativa usada por quem defende a ampliação. “Entendemos que é um número suficiente para uma cidade com quase 65km². Um município denso, mas em que é possível chegar com rapidez aos quatro cantos da cidade”, finalizou.
Por New Times Comunicação
Foto: Divulgação