A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) lançou no último dia 5, em São Paulo, a campanha de prevenção contra os acidentes ocorridos pelo contato com a fiação da rede elétrica. Com o slogan “É aí que mora o perigo”, a campanha abre a XII Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica. A peça pretende conscientizar em torno de 120 milhões de pessoas sobre os riscos e cuidados que se deve em relação aos fios de alta tensão e toda a estrutura que envolve os cabos de distribuição de energia.
Entre as dicas a serem repassadas para a população estão alertas como não empinar pipas próximos à rede elétrica e “jamais usar fios metálicos ou cerol e, caso a pipa fique presa, não tentar resgatá-la”.
Também recomenda que ao instalar uma antena de TV, a mesma deve ser colocada em lugar afastado do fios, ser instalada apenas com tempo sem chuva e se, eventualmente, o equipamento encostar na fiação nunca se deve recuperá-la. Outra dica refere-se à poda de árvores, que deve ser feita apenas por profissionais preparados e qualificados. A recomendação é acionar a prefeitura.
Em média são registrados 838 acidentes com 293 mortes. Ao longo do ano passado, 252 pessoas perderam a vida por se envolverem em algum tipo de acidente do gênero, uma queda de 12 casos, em comparação com 2016.
A rede de distribuição atende a 207,7 milhões de habitantes e chega a 82,5 milhões de unidades consumidoras entre residências e prédios comerciais. Segundo a Abradee, anualmente, são feitas 1,8 milhão de novas ligações.
Foto: Secretaria de Energia e Mineração