“Por uma sociedade sem manicômios” é o lema do movimento da Luta Antimanicomial e nesta sexta-feira, 26/5, a Secretaria de Saúde de Diadema realizará um dia de encontros e conversas sobre saúde mental, para marcar a data.
As atividades se iniciarão, às 9h, no Teatro Clara Nunes e, durante o evento, serão discutidas as RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Diadema, pensando não só no fechamento dos manicômios, mas em um tratamento que substitua os convencionais, oferecidos pelos hospitais, por um tratamento em que a pessoa perceba o seu potencial e tenha o controle de sua própria vida.
No período da tarde, o tema discutido será “30 anos de Reforma Psiquiátrica: e agora?” ampliando a discussão para o panorama nacional. Para uma discussão abrangente, foram convidados profissionais na área da saúde mental que irão contar sobre o desafio da reabilitação e outras maneiras de tratamento pela arte, cultura e trabalho.
No dia 31/05, haverá intervenção cultural no CAPS Norte, elaborada por trabalhadores e familiares da saúde mental do serviço.
A Rede de Atenção Psicossocial conta com 3 CAPS III adulto geral, 1 CAPS III adulto AD, 1 CAPS II Infanto Juvenil e 1 enfermaria de psiquiatria no HM.
Serviço:
Dia de encontros, conversas e trocas
26 de maio, sexta-feira, a partir das 9h
Local: Teatro Clara Nunes. Rua Graciosa, 300 – Centro.
31 de maio, quarta-feira, às 13h30
Intervenção cultural, organizada pelo CAPS Norte *
Local: UBS Jardim ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.
* em caso de mau tempo a atividade acontecerá no CAPS responsável pela organização.