Com a chegada do verão, a Coordenadoria Municipal de Prevenção e Defesa Civil reforça, nas áreas de risco de Diadema, as ações preventivas de caráter emergencial previstas no plano “Operação Período de Chuvas”. As ações tiveram início em outubro do ano passado, período anterior ao da operação, que vai de 1 de dezembro de 2017 a 15 de março de 2018, e têm o objetivo de realizar atendimento emergencial e diminuir acidades naturais, durante o período de tempestades. Para divulgar a campanha foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação textos com orientações sobre como prevenir acidentes naturais.
Outra prática da Operação Período de Chuvas está em execução a obra do muro de arrimo que desmoronou em abril do ano passado e deixou algumas casas interditadas, no Núcleo Habitacional Jardim Marilene.
Para realizar a fiscalização e atender aos chamados, a equipe de Defesa Civil passou por um treinamento, nos dias 7 e 8 de novembro de 2017, oferecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, que também disponibilizou um de kit estiagem, com luvas, lanternas, abafadores, facões e cantil, para combater fogo em mata.
A Defesa Civil também limpou e aperfeiçoou oito pluviômetros existentes no município e organizou o estoque de material informativo, cestas básicas, colchões e cobertores, para doar aos moradores em caso de enchentes e outros desastres naturais.