Postado por @PriscilaMortensen
Texto e fotos: PMSBC
A Prefeitura de São Bernardo confirmou o começo dos trabalhos de contenção às encostas, ainda desprotegidas, no Jardim Thelma. O prefeito Orlando Morando assinou a Ordem de Serviço na última semana. Na companhia do vice-prefeito, Marcelo Lima; João Abukater, secretário de Habitação; moradores, Morando apresentou o roteiro da intervenção, sinalizando que a colaboração dos moradores será fundamental durante os próximos cinco meses, período programado para a conclusão das obras por todo o local.
Os trabalhos pelo talude no Jardim Thelma vão impactar 240 famílias diretamente, além de sanar os problemas atuais de drenagem pelas imediações, com investimentos na ordem de R$ 5 milhões.
“Estamos avançando nessa frente de trabalhos, graças ao empenho de diferentes secretarias, à racionalização dos gastos e também à nossa parceria com o governo do Estado. Agora, chegamos ao Jardim Thelma, uma obra que foi muito aguardada, a exemplo de tantas outras, e que depois de prontas, proporcionarão mais tranquilidade à vida dos que aqui vivem”, reforçou o chefe do Executivo.
NOVO CAPÍTULO – Essa contenção às encostas nessa área do Grande Alvarenga era um antigo pedido das famílias que já enfrentaram inúmeros problemas, decorrentes dos deslizamentos, e o constante medo de perder, além das moradias, as próprias vidas, diante da falta de infraestrutura adequada.
Com objetivo de otimizar o período de obras, a Administração promoveu reuniões nos últimos meses, estreitando, ainda mais, o contato junto às famílias locais. Por isso, a Ordem de Serviço chegou ao bairro como um motivo de alívio aos moradores. Entre esses, está Sandra Carmen Santin Santos, que há 24 anos assistia ao cenário caótico. “Minha casa foi danificada e a movimentação de qualquer porção do morro, já nos trazia aflição. Além do alívio e do fim dos problemas, a contenção contribuirá para valorizar nossas moradias, pois escolhi morar no Jardim Thelma por toda sensação de comunidade e pelos benefícios que contamos, inclusive, nos últimos anos”, citou. Para Raimunda Moura Amorim, que há 22 anos mora também por lá, as obras era o que faltava ao bairro. “Tive minha residência danificada, além dos enormes sustos que passamos, a cada temporada de chuvas, mas agora desejamos que isso seja uma página virada”.
MELHORIAS – De acordo com João Abukater, secretário de Habitação, as obras desse talude são de alto risco, mas os estudos e planejamento para execução dos trabalhos foi estudado com todo rigor, à exemplo das demais similares, e que estão em curso, na região da Vila São Pedro. “Herdamos problemas da gestão anterior, não só pelas obras paradas, mas também pelo montante em dívidas, mas unimos esforços para seguirmos adiante, especialmente com obras dessa envergadura tão essenciais para entregarmos mais segurança, melhores condições de vida e, consequentemente de saúde e de cidadania”, citou o secretário.
Extenso e um dos maiores já assistidos em São Bernardo, o pacote de obras dedicado às intervenções em áreas de encostas ou com riscos maiores de enchentes contemplam 19 áreas diferentes, com soma superior à R$ 24 milhões, impactando diretamente, e de forma positiva, cerca de 3,2 mil famílias.