O cadastro para pessoas interessadas em obter o Bilhete Único especial para trabalhador desempregado, o Passe Livre para Desempregado, pode ser feito desde fevereiro no site da São Paulo Transportes (SPTrans). A documentação para comprovar o direito à gratuidade deverá ser enviada pelos Correios.
O passe livre será válido por um prazo de 90 dias e poderá ser solicitado no período de até três meses após o fim do recebimento do seguro-desemprego.
São disponibilizadas 12 cotas diárias por mês por um período de no máximo três meses a quem se enquadrar nas regras para recebimento do benefício. Cada cota dará direito a realizar até oito embarques por dia nos ônibus municipais. Quando o passageiro voltar a trabalhar durante o período da gratuidade, ele deverá informar a SPTrans e as cotas serão canceladas.
O benefício tem como objetivo facilitar o deslocamento dos trabalhadores em busca de recolocação profissional. O investimento estimado com a nova gratuidade é de R$ 20 milhões por ano e a estimativa é a de que entre 15 e 30 mil pessoas sejam beneficiadas pela medida por mês.