Os moradores da capital paulista não encontram remédios para tratamento de problemas comuns, como diabetes e pressão alta, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), informou o Bom Dia São Paulo desta terça-feira (17). Falta medicação básica em pelo menos quatro unidades da cidade.
Na UBS Parque da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, Silvia Cristina Martins não encontrou remédio para gastrite. “É a segunda vez que não consigo. A moça falou que está normalizando. Assim a gente espera, né”, acredita.
Na UBS Casa Verde, na Zona Norte, Neide Oliveira, de 73 anos, subiu as escadarias até a farmácia da unidade pela terceira vez sem sucesso em busca de remédios para dores musculares e para o estômago. “Eu vou nos outros postos da região e não acho”, afirma.
Os pacientes que recorrem à UBS em Santana, na Zona Norte, dizem que a falta de remédios não é novidade. Agnaldo Silva não encontrou medicamentos básicos para o tratamento de diabetes e de pressão alta. “Vamos ter que aguardar um pouco ou gastar do próprio bolso”, conclui.
Na UBS Meninópolis, no Brooklin, na Zona Sul, Regiane Tavares descobriu que a mãe não vai conseguir fazer o tratamento contra diabetes e pressão alta indicado pelo médico. “Não dá para viver em uma cidade que tem ciclovias lindas nas melhores avenidas e não tem remédio no posto”, desabafa.
A Prefeitura de São Paulo disse que todos os remédios em falta estão em processo de compra ou com pendência de entrega por parte de fornecedores, e alega que a falta desses medicamentos é um problema crônico, que vem de gestões anteriores.
Fonte:G1