Procon explica mais sobre este golpe e como evita-lo por meio de ações simples
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O golpe da maquininha de cartão tem sido um dos mais frequentes e comentados neste ano de 2021. Segundo dados divulgados pelo Procon, houve um aumento de 160% das reclamações quando comparado com o mesmo período de 2020.
O golpe é feito por estelionatários, que convencem as pessoas a comprar mais por meio dos aplicativos de vendas. O entregador convence o cliente a fazer o pagamento fora da plataforma, sempre alegando uma taxa extra ou coisa semelhante. Então, uma segunda pessoa entra em contato com o cliente, passando-se por funcionário da empresa. Quando o suposto entregador chega para que o cliente realize o pagamento, a máquina apresenta um “defeito”. O criminosos, então, mostra a comprovação via celular. Mas, na verdade, o valor pago é superior e ele desaparece após lesar a vítima.
Para ajudar os consumidores a não caírem nesta fraude, o Procon deu as seguintes dicas:
– Não faça pagamentos fora da plataforma. Raramente, a empresa irá solicitar que seja feita qualquer transação nesse sentido. Recuse sempre pagamento em que a tela da maquininha apresente defeito;
– Desconfie do vendedor que exige uma taxa extra para a entrega do produto.
No entanto, caso seja vítima de um golpe, o consumidor deve fazer a reclamação no site ou aplicativo do Procon.