Smile Train, a maior organização filantrópica do mundo dedicada a causa da fissura, anuncia hoje o lançamento dos Centros de Liderança em Fissuras Labiopalatina, um de seus maiores investimentos até o momento, promovendo seu compromisso de melhorar a equidade em saúde global e o acesso a tratamentos de fissura seguros, acessíveis e abrangentes em todo o mundo.
A Smile Train é parceira do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais HRAC-USP Centrinho Bauru desde 2017, já tendo apoiado tratamentos essenciais para mais de 3.000 pacientes com fissuras. A equipe multiprofissional especializada do centro inclui o professor Nivaldo Alonso, membro do Conselho Médico Consultivo Global da Smile Train; além da Dra. Terumi Okada e Dr. Cristiano Tonello, ambos membros do Conselho Médico Consultivo do Brasil. Como um Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas da Smile Train, a organização apoiará o Centrinho Bauru na expansão de seu crescente papel histórico de liderança por meio de pesquisas, educação, oportunidades de treinamento e programas de tratamentos que o posicionarão como um novo polo de recursos para pacientes e profissionais em todo o Brasil.
Estima-se que cinco bilhões de pessoas em todo o mundo, incluindo muitas com fissuras, não têm acesso a cirurgias e procedimentos de anestesia seguros e acessíveis em suas próprias comunidades.
Os Centros de Liderança servirão como centros regionais para o tratamento e treinamento profissional em fissuras, fornecendo um modelo holístico e centrado na equipe de atendimento que compreende cirurgia, fonoaudiologia, suporte nutricional, psicossocial, ortodontia e muito mais. Equipado com a tecnologia de ponta e equipe com alguns dos melhores profissionais de saúde especializados nesta área, os Centros de Liderança serão um modelo para outros centros de tratamento de fissura labiopalatina e garantirão que o mais alto padrão de tratamento de fissuras esteja disponível para todos.
“O impacto dos Centros de Liderança vai muito além do tratamento da fissura. Eles fortalecerão os sistemas de saúde nesses países e regiões”, disse a presidente e CEO da Smile Train, Susannah Schaefer. “Eles são uma das muitas maneiras pelas quais a Smile Train, nosso Conselho Médico Consultivo Global, Conselhos Médicos Consultivos locais e nossos parceiros estão liderando o caminho para melhorias sustentáveis nos sistemas de saúde globais para criar um melhor padrão de atendimento e um futuro mais saudável e feliz em todos os lugares onde atuamos.”
Com lançamento inicial no Brasil, Chile, México, Índia, Gana, Vietnã e Filipinas, os novos centros serão estabelecidos em breve em outras regiões do globo. Nos próximos cinco anos, a Smile Train prevê a introdução de 10 centros adicionais em países de baixa e média renda, expandindo seu modelo sustentável de capacitar profissionais de saúde, treinando-os em suas comunidades para salvar as vidas de indivíduos com fissuras, enquanto constrói sistemas cirúrgicos mais fortes e resilientes em todo o mundo.
O professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC-USP, comemora: “Este é certamente um grande marco na trajetória de pioneirismo e inovação do HRAC-USP. Além de reconhecer a liderança e a reputação de nossa instituição e o alto padrão dos serviços que prestamos, a ampliação dessa parceria possibilitará melhorias em nossa infraestrutura física, equipamentos e novas tecnologias, que irão beneficiar nossas atividades de pesquisa, treinamento e assistência à saúde. É uma honra para a equipe do HRAC-USP poder contribuir com sua expertise para o desenvolvimento contínuo de profissionais altamente qualificados e especializados em todo nosso país e região.”
“A disparidade global de acesso a sistemas de saúde seguros e de alta qualidade, especialmente o tratamento cirúrgico especializado necessário para tratar as fissuras labiopalatinas, leva a milhões de mortes evitáveis todos os anos.” disse o Dr. Larry Hollier, chefe de cirurgia plástica do Texas Children’s Hospital e presidente do Conselho Médico Consultivo Global da Smile Train. “Essa desigualdade se deve, em parte, à falta de acesso aos recursos, equipamentos e treinamento necessários para os profissionais de saúde. Tenho orgulho de fazer parte de uma organização que está comprometida em melhorar o acesso e a capacidade dos tratamentos para fissuras para crianças em todo o mundo.
O modelo sustentável da Smile Train capacita profissionais de saúde em suas comunidades locais com recursos educacionais e financeiros para fornecer cirurgias gratuitas para fissuras e tratamentos complementares para pessoas em todo o mundo. Em mais de 21 anos, a Smile Train já apoiou o tratamento de fissuras com segurança e alta qualidade para mais de 1,5 milhão de crianças em todo o mundo e continuará a fazê-lo até que todas as crianças com necessidade de tratamento tenham acesso aos cuidados que merecem.
Para saber mais sobre os esforços globais da Smile Train, por favor, visite smiletrain.org. Siga a Smile Train no Instagram @SmileTrainBrasil e curta nossa página no facebook.com/SmileTrainBrasil.
Sobre a Smile Train
A Smile Train capacita profissionais médicos locais com treinamento, financiamento e recursos para fornecer cirurgia de fissura gratuita e atendimento abrangente para fissuras em todo o mundo. Nós avançamos com uma solução sustentável e um modelo de saúde global escalável para o tratamento da fissura, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo sua capacidade de comer, respirar, falar e, por fim, prosperar.
Para saber mais sobre como a abordagem sustentável da Smile Train implica em um impacto de imediato e de longo prazo, visite smiletrainbrasil.com.