Um mapeamento feito pela Coordenadoria de Prevenção às Drogas de Campinas indica pelo menos nove cruzamentos da cidade com maior incidência de pessoas pedindo esmolas para pedestres e motoristas. As avenidas Norte-Sul e Moraes Sales estão entre as principais, de acordo com o levantamento.
Nestes locais de muito movimento, o trânsito para por alguns segundos com o farol vermelho, o que facilita a abordagem de quem passa de carro ou andando . “Quando percebo que a pessoa precisa de coração eu ajudo. Não sei se estou ajudando ou se estou atrapalhando”, disse o empresário Saulo Henrique.
O coordenador de Prevenção às Drogas, Nelson Hossri, alega que dar esmolas nos semáforos pode acabar financiando o tráfico e o uso de drogas.
“Você acaba financiando o uso de drogas. Oitenta por cento dos moradores de rua são dependentes de álcool e crack, que são as drogas mais baratas.”, explica o coordenador.
Ele ressalta que, com o dinheiro dado pelos motoristas e pedestres, os usuários de drogas e moradores de rua não procuram os serviços municipais oferecidos pela Prefeitura como atendimento médico, alimentação e até abrigo.
O órgão fará uma campanha de prevenção nos semáforos para orientar condutores para evitar dar esmolas para estimular o uso de benefícios públicos. Isso vai ocorrer toda quinta-feira nos principais cruzamentos elencados no estudo.
Locais principais:
Avenida Orosimbo Maia x Avenida Norte-Sul
Avenida Moraes Sales x Jesuíno Marcondes Machado
Avenida Júlio Prestes x Avenida Nossa Senhora de Fátima
Avenida Norte-Sul x Moraes Sales
Rua Benjamin Constant x Avenida Anchieta
Avenida Princesa d´Oeste perto do Estádio do Guarani
Rua Coronel Quirino x Avenida Moraes Sales
Avenida Brasil x Avenida Orosimbo Maia
Rua Barreto Leme x Avenida Norte Sul
Fonte: G1