Para atender o público que vai comemorar a chegada do ano-novo na avenida Paulista, na região central de São Paulo, o metrô funcionará ininterruptamente na virada do ano de 2019 para 2020.
Milhares de pessoas devem acompanhar a 23ª edição do réveillon na Paulista. Além da tradicional queima de fogos, a festa terá atrações musicais como as duplas Anavitória, Marcos e Belutti, a banda Chiclete com Banana e o cantor Lulu Santos, que comandará a contagem regressiva para o início de 2020.
Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo, as estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon/Masp, da Linha 2-Verde, ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada do dia 1º de janeiro. Por estar mais próxima do local onde está montado o palco da festa, a estação Consolação será fechada mais cedo no dia 31, às 16 horas, e reaberta às 4h40 do primeiro dia de 2020.
As demais paradas da Linha 2 funcionarão para embarque até as 2 horas. Depois desse horário, estarão abertas somente para desembarque.
Já na Linha 4-Amarela, segundo a concessionária ViaQuatro, as estações Higienópolis-Mackenzie e Paulista ficarão abertas durante toda a madrugada. As outras paradas funcionarão até as 2 horas e, depois desse horário, somente para desembarque.
A estação Paulista faz integração com a Consolação, da Linha 2, que estará fechada a partir das 16 horas, mas os passageiros poderão usar os acessos da Linha 4 para embarcar e desembarcar.
As estações das Linhas 1-Azul, 3-Vermelha, 5-Lilás, funcionarão para embarque e desembarque até as 2 horas e, após esse horário, ficarão abertas apenas para desembarque. O mesmo esquema será implantado nas paradas do monotrilho (Linha 15-Prata), com exceção das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, inauguradas neste mês de dezembro com horário de funcionamento das 10 horas às 16 horas.
O Metrô afirmou, em nota, que informará sobre as alterações programadas por meio de cartazes, mensagens sonoras nas estações nos trens e através de publicações nas redes sociais da companhia.
CPTM
Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), as estações das Linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade funcionarão para embarque e desembarque até a 1 hora do dia 1º.
A partir da 1 hora, somente as estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí, que fazem integração gratuita com o Metrô, estarão abertas para a transferência dos usuários e para o desembarque.
Veja como será o funcionamento da rede metroferroviária no réveillon 2019/2020:
Linha 1-Azul, 3-Vermelha e 5-Lilás
As estações funcionam para embarque e desembarque até as 2h; depois, somente para desembarque.
Linha 2-Verde
Estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon/Masp funcionam durante toda a madrugada. Consolação fecha às 16h do dia 31 e reabre às 4h40 do dia 1º. As outras estações funcionam para embarque e desembarque até as 2h; depois, somente para desembarque.
Linha 4-Amarela
Estações Paulista e Higienópolis-Mackenzie funcionam durante toda a madrugada. As outras estações funcionam para embarque e desembarque até as 2h; depois, somente para desembarque.
Linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade
As estações da CPTM funcionam para embarque e desembarque até a 1h do dia 1º. A partir da 1h do dia 1º, Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí ficam abertas para a transferência dos usuários e para o desembarque.
Linha 15-Prata
Estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus ficam fechadas durante o réveillon. As outras estações funcionam para embarque e desembarque até as 2h; depois, somente para desembarque.
Fonte: R7
Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo