A Prefeitura de São Paulo iniciou uma nova fase do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo). Agora o centro oferece mais serviços, como por exemplo: atendentes especializados em empreendedorismo, oferta de cursos profissionalizantes presenciais e um novo site, que oferece cursos de curta duração, além de apresentar as vagas de emprego.Todas as 24 unidades do Cate passam a contar com agentes da Ade Sampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento) para orientar quem deseja começar um negócio ou aprimorar uma atividade já em andamento. Também, além dos serviços de formalização para o MEI (Microempreendedor Individual), o empreendedor contará com orientações sobre cursos e programas da administração municipal, além de conhecer os caminhos para obtenção de microcrédito.
“Essa nova fase foi planejada para proporcionar ao cidadão ampla possibilidade de conseguir gerar renda. Temos cursos para pessoas que têm uma ideia de negócio na cabeça, mas não sabe por onde começar, até o suporte completo para a formalização do MEI”, explica a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
A mudança já ocorre na chegada ao Cate: uma pesquisa rápida estabelece como serão os próximos passos do atendimento. Se o cidadão tiver o perfil para negócios, será conduzido para os serviços relacionados, compostos por atendimentos como formalização do MEI, capacitação, coworking público, entre outros.
Caso a opção seja a busca por vagas de emprego, ocorre o direcionamento para os serviços de consulta de oportunidades, qualificação profissional, oficinas de orientação para processos seletivos e currículo pelo Programa Elabora, além de atendimentos convencionais como seguro-desemprego ou emissão de carteira de trabalho.
A Ade Sampa, que atua em cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, treinou 50 analistas de negócios que atenderão as unidades dos Cates e também as 32 Subprefeituras da cidade.
No portal, os cursos são totalmente gratuitos e foram desenvolvidos pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. As aulas são oferecidas nas áreas de tecnologia, gastronomia, saúde e bem-estar, meio ambiente e sustentabilidade, economia criativa, entre outros, e os conteúdos foram doados por empresas e instituições parceiras. Os alunos que realizarem as capacitações recebem certificados emitidos automaticamente pela plataforma.As vagas de emprego também estão no portal e serão atualizadas periodicamente, permitindo que o trabalhador verifique as oportunidades sem a necessidade de ir à unidade.
Fonte: R7
Foto: Pixabay