Um posto para cadastramento biométrico é inaugurado nesta segunda-feira (14), na estação Anhangabaú, Linha 3- Vermelha do Metrô. Com atendimento das 9h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, o local conta com três kits biométricos e capacidade para atender mais 70 pessoas por dia. Qualquer cidadão, independentemente do local de domicílio eleitoral, poderá realizar a biometria.No estado de São Paulo, a biometria no título eleitoral é obrigatória para eleitores habilitados de 479 municípios, que têm diferentes datas ao longo da metade final deste ano para a conclusão do processo. Caso o prazo não seja respeitado, os cidadãos que não cadastrarem a digital terão o título de eleitor cancelado. A unidade de atendimento fica próxima às catracas, na entrada da estação Anhangabaú pela Rua Dr. Falcão Filho. Os eleitores que preferirem podem procurar no número 121 da mesma rua, onde localiza-se a sede II do TRE-SP, que também conta com um posto de biometria.
Atualmente, mais de 400 municípios estão em fase de biometria obrigatória. O procedimento abrange a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada cidadão, além da atualização dos dados constantes no cadastro.
Além de não poder votar, quem perder o prazo poderá ter impedimentos quanto a atos que exijam a quitação eleitoral, como: obtenção de passaporte e empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo
Fonte: R7
Foto: Divulgação/ TRE